terça-feira, 22 de junho de 2010


EXISTE MIM UM LUGAR SECRETO DE INFINDAS BUSCAS...ENIGMAS, LABIRINTOS DE ENCANTO OU HESITAÇÃO, ESPAÇO INCORPÓREO DE SENTIMENTOS E SENTIDOS, VAGOS OU PRECIOSOS, ELE EXISTE...ELE É O SUSTENTO DA MINHA ESSÊNCIA.
OS TRILHOS SÃO MULTIPLOS, DÚBIOS...NÃO TÊM PORTAS, NEM JANELAS, TÊM SOMENTE LUZES QUE NOS GUIaM OS PASSOS. LIBERDADE DO SER EM PLENITUDE. MAS AS NUVENS DE INTERROGAÇÕES EMBACIAM A CLARIDADE DO CORAÇÃO E ENREDAM- NOS O PENSAMENTO EM TURBILHÕES DE AMARGURA. TALVEZ NÃO DEVÊSSEMOS PENSAR....TALVEZ É MELHOR DEIXAR QUE O SILÊNCIO NOS LEVE POR ENTRE AS SENDAS ENFEITIÇADAS DO DEVIR...POR ENTRE OS MISTÉRIOS ABENÇOADOS DO DESTINO.
LUGAR SECRETO...TEMPLO SAGRADO...SÓ MEU...REFÚGIO DOS CRISTAIS TRANSLÚCIDOS DE INOCÊNCIA E INTIMOS ( UNI) VERSOS. CAMINHO SEM PENSAR, OS MEUS PASSOS SÃO DE VOO E CANDURA, ASAS DIÁFANAS ONDULANTES DE BRISA E QUIETUDE. O MEU SER CINTILA ENTRE AROMAS DE AÇUCENAS BRANAS, VAGUEIA POR ALAMEDAS EXTASIADAS DE SONHO.
LUGAR SECRETO ...ÓASIS DE TERNURA...REENCONTRANDO EM FORMA DE CANÇÃO QUE ME IMPELE NUMA DANÇA ETÉREA DE SENTIDOS. APELO SILENTE DOS CREPÚSCULOS INVENTADOS QUE ALBERGAM POEMAS DE SOL, MAGIA CÓSMICA RESPLANDECENTE DE VIDA....TRANSPARÊNCIA DO ETERNO QUE ME AFAGA E SEMEIA SORRISOS CRISTALIZADOS NO CORAÇÃO DAS ESTRELAS...........


EU TÔ FELIZ!!!!!!!!! VOU PRA LONGE, CURTIR A SOLIDÃO DE PERTO...FUGIR DESTA SOLIDÃO QUE SINTO, MESMO ESTANDO PERTO DE PESSOAS QUE AMO, MAS QUE NÃO ME SENTEM.
FAMÍLIA LABIRINTO, ENCONTREI MEU CAMINHO.
AMOR MAL AMADO, ME AMEI. TE AMAREI!!!!!!!
PAIXÃO RECOLHIDA, AMIZADE ETERNA.
AMIGOS QUERIDOS, SAUDADES !!!!!
MEUS AMORES ANIMAIS, AMO PARA SEMPRE!!!!!!!
HELMUTH....AMEI ,FUI AMADA E HOJE NÃO SOMOS MAIS QSE NDA...E O QUE RESTOU....NOS FAZ BONS AMIGOS......DE QUALQUER FORMA ...ISSO TB É AMOR.
MEU CURSO DE RADIOLOGIA....ERA UMA OPÇÃO
MEU CURSO DE FÍSICA...MINHA PAIXÃO!!!!
UFPA ...MINHA KSA.

Gartotas de microondas


A pressa é inimiga da perfeição e dos homens.
Aliás, o ditado que originou esta frase é como lei. È simples entender porque, pois o melhor tempero para um romance de estirpe é cozinhar sem fogo brando o sentimento para que ele seja consumido " al dente ", no ponto.
Nem cru possa sugerir um envolvimento passageiro, nem torrado, que o trasnforme em uma boa amizade e nada mais.
Me baseio num romance de um amigo meu romântico....falando metaforicamente, deixar o envolvimento a dois ao lume, cozido á vapor, faz parte de um ritual que exige temperos, especiarias, belas panelas e mesa posta, com direito a guardanapo de linho e talheres para serem usados de fora para dentro. O sabor de um romance deve ser degustado com prazer em cada momento, mastigando 33 vezes cada garfada, cada gesto, cada sensação. Parafraseando um outro ditado, aquel " quem tempressa come cru",os homens estão acostumados a se relacionar com o que chamo de GAROTA DE MICROONDAS. Já vem pré-cozida e basta 1 minuto para aquecer. Em tempo, meu amigo comeu " cru" mesmo, sem os requintes planejados.