
Começo me descrevendo como uma fiel Nietzscheana,muitas vezes digo que leio este excelente filósofo porque me encontro em cada trecho de suas obras,quer um exemplo? disso?Leia então....
" Ser independente é coisa de muitos poucos- é um privilégio dos fortes. E quem tenta ser independente,ainda que com o melhor direito a tanto,sem, porém,ter de sê-lo,demonstra que provavelmente não é apenas forte,mas ousado ao extremo.Ele entra num labirinto,ele multiplica por mil os perigos que por si só a vida já traz consigo;dos quais não é menor o de que ninguém vê claramente como e onde se perde,se isola e é despedaçado por algum Minotauro dos covis da consciência.Suponho que alguém assim sucumba,isso ocorre tão longe da compreensão dos homens que eles não o sentem e nem se compadecem:- e ele não pode mais voltar!Ele não pode mais voltar sequer para a compaixão dos homens". ( Além do bem e do mal-Nietzsche).
Humildade - O verme pisado encolhe-se. Atitude inteligente. Com isso reduz a probabilidade de ser pisado de novo. Na linguagem da moral: humildade." (Friedrich Nietzsche, "Crepúsculo dos ídolos)
" A paixão não quer esperar; o trágico na vida de grandes homens está, freqüentemente, não no seu conflito com a época e a baixeza de seus semelhantes, mas na sua incapacidade de adiar por um ou dois anos a sua obra; eles não sabem esperar. - Em todos os duelos, os amigos que dão conselhos devem verificar apenas uma coisa: se as pessoas envolvidas podem esperar; se este não for o caso, um duelo é razoável, pois cada um diz a si mesmo: "Ou eu continuo a viver, e então ele deve morrer imediatamente, ou o contrário". Em tal caso, esperar significaria sofrer por muito tempo ainda o horrendo martírio da honra ferida, diante de quem a feriu; o que pode constituir mais sofrimento do que o que vale a própria vida. (Friedrich Nietzsche, "Humano, demasiado humano)
Amor - Com freqüência a sensualidade precipita o crescimento do amor, de modo que a raiz permanece fraca e é facilmente arrancada. (Friedrich Nietzsche, "Além do Bem e do Mal)
Quando não se coloca o peso da vida na própria vida, mas sim no "além", no nada, então retira-se da vida toda sua importância. A grande mentira da imortalidade pessoal destrói toda razão, todo instinto natural. Tudo que é benéfico, vital, promissor nos instintos, suscita cada vez maior desconfiança. Viver assim, de modo a esvaziar o sentido do viver, isso tornou-se atualmente o "sentido" da vida... (Friedrich Nietzsche, "O Anticristo - Maldição do Cristianismo)
Falar de si - Falar muito de si pode ser um meio de se ocultar. (Friedrich Nietzsche, "Além do Bem e do Mal)
"Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração...as vezes.Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque, sinceramente, sou diferente.Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira..mas as vzs se faz necessário.Não sei voar de pés no chão.Sou sempre eu mesma.
Mas, com certeza, não serei a mesma para sempre."
Viu? Agora muito mais eu em significado.
Adriene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário