quinta-feira, 7 de abril de 2011

Na volta do IML, decidir viver

Depressão, ansiedade e pânico. Pensamentos e frases soltas, só para guardar e organizar: (a) a febre está para a infecção, assim como a ansiedade está para a depressão; (b) louco é quem não reconhece que a loucura faz parte da natureza do ser-humano; (c) tamanha é a dor de uma depressão que, ao acordar, você faz de tudo para continuar dormindo, na esperança de que a angústia passe; (d) a atenção desinteressada é a satisfação do desejo; (e) quando um povo burro elege um presidente burro, demonstra inteligência; quando um povo burro elege um presidente inteligente, demonstra burrice; o burro desconhece a inteligência; (f) quem é mais louco, um criminoso que vai ao tribunal e confessa um crime ou um criminoso que comete um crime e não o confessa? (g) por vezes, a loucura é sublime, pois tira da pessoa a capacidade de fingir, filtrar ou mentir, assim como uma criança; (h) gênio é aquele que expõe sua personalidade sem preconceitos; genial é tudo o que alguém traz à tona após uma imersão em seu "ser", que de tão profunda e honesta cria nos outros uma sensação de identidade; (i) talento é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem atingir; gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem; (j) toda escolha implica numa renúncia; k) o pesar é a depressão proposcional à circunstância; a depressão é um pesar desproporcional à circunstância; l) espera que amanhã passa; m) sou para não ser o que seria; n) a depressão e o pânico tornam a pessoa mais humana; quem sente dor valoriza o bem-estar, ou melhor, é capaz de admirar a simples sanidade; o) para tudo tem um jeito, menos para a morte.
Quando digo "doença" é por que estou certo de que a causa dos sintomas é física, decorre de algum desequilibrio na química do cérebro ou de problemas com neurotransmissores. Assim como uma novalgina neutraliza a febre, os remédios para depressão neutralizam pensamentos aterorizantes, resgatando um estado de espírito suportável e compatível com o cotidiano. Durante um estado depressivo, os minutos demoram a passar, uma sensação de estranheza toma conta do seu ser, as outras pessoas parecem incrivelmente fortes, pensamentos suicidas passam por sua mente, atitudes antes simples passam a requerer um esforço desumano, a impotência e a culpa por sentir-se depressivo são imensas, a fadiga enorme, a mente fica confusa e inquieta etc. Por isso, ATENÇÃO FAMILIARES E AMIGOS: sejam solidários e atenciosos, respeitem muito o que vocês graças a Deus desconhecem, tenham paciência, levem a pessoa de imediato a um médico ou grupo de ajuda, estudem o assunto e, por favor, não façam julgamentos idiotas. Um dia desses vou escrever sobre tudo aquilo que não deve ser dito a quem está com depressão, mas adianto que pedir para pararmos de frescura ou sermos fortes é a pior coisa que vocês podem fazer. Se não quiserem ajudar, por favor, procurem ajuda e não atrapalhem. A coisa é muito mais séria do que vocês pensam. Insisto: a dor mental e o desespero são indescritíveis!
A mente não mente. Loucos são como crianças: incapazes de mentir.
Uma depressão, um ataque de pânico ou uma crise de ansiedade somente podem ser compreendidos por quem já os vivenciou. Caso duvide disso, peça para alguém tentar lhe explicar como é uma dor de cabeça, como se você jamais tivesse tido uma. A sensação da dor mental é horrível. Você fica numa zona nebulosa entre a lucidez e a loucura. O fato de você não perder a consciência é duro, muito duro. A vontade de matar o pensamento vem à tona: eis a natureza do suicício. Sinceramente, o inferno não pode ser pior. De tão inesplicável e dolorido que são os sintomas, algumas pessoas constumam dizer: isso é desumano, não desejo nem ao meu maior inimigo. Medo da morte, medo de ficar louco e medo de perder o controle de si mesmo são sintomas comuns. Não há como explicá-los. É como dizer a quem nunca teve dor de dente, o que é uma dor de dente.
Para tudo tem-se um jeito, menos para a morte. Os remédios são ótimos aliados. Procure um médico e converse com outras pessoas que passaram por algo parecido. Isso ajuda muito! Aos interessados que não estão em crise, indico o livro "O Demônio do Meio-Dia / Uma Anatomia da Depressão", escrito por Andrew Solomon.
Acesse e faça este teste:http://www.infoviva.hpg.ig.com.br/medett05.htm... e por favor, procure ajuda!! Você pode não ser doente, mas pode estar se tornando um depressivo.
Até mais...
Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário